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Notícias

por CRA publicado 07/10/2014 17h45, última modificação 06/12/2017 17h22

COMUNICADO: Recesso de Carnaval

por Helena publicado 08/02/2018 13h20, última modificação 16/02/2018 12h18

Informamos que, em virtude do período de Carnaval, o Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) funcionará normalmente até a sexta-feira, 09, e retornará suas atividades na quinta-feira, 15.

CRA-SE tem duas vagas para estagiários de Administração

por Helena publicado 02/02/2018 13h25, última modificação 02/02/2018 13h22
Currículos poderão ser enviados até o dia 16 de fevereiro

O Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) está com duas (02) vagas abertas para estagiários de Administração. As vagas serão preenchidas após análise de currículos e entrevistas com os candidatos.

Para participar da seleção, os interessados devem atender aos requisitos mínimos da oportunidade:

- Ser estudante do 3° ao 5° período de graduação do curso de Administração;

- Possuir boas habilidades de comunicação;

- Ser produtivo(a).

O estágio terá duração de até um (01) ano, podendo ser prorrogado por igual período, a depender da performance do(a) estagiário(a).

Os currículos devem ser enviados com foto para o e-mail assessoria@crase.org.br até o dia 16 de fevereiro. Os candidatos que passarem pela análise do currículo serão convocados para entrevista presencial.

Desconto de 20% na anuidade permanece no mês de Fevereiro

por Helena publicado 02/02/2018 12h51, última modificação 02/02/2018 12h51
Administradores e Tecnólogos poderão pagar suas anuidades do CRA-SE com desconto

Os Administradores e Tecnólogos registrados no Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) que ainda não estão quites com o regional em relação à anuidade de 2018 podem comemorar. O desconto que havia sido oferecido em Janeiro foi estendido para o mês de Fevereiro. 

Com o desconto de vinte por cento (20%) oferecido pelo Sistema CFA/CRAs, os Administradores e Tecnólogos registrados no CRA Sergipe poderão efetuar o pagamento da anuidade com os seguintes valores:

- Administradores: R$ 326,00

- Tecnólogos: R$ 221,93

Lembrando que esse pagamento pode ser feito através da internet, no site do Autoatendimento CRA-SE.

Multidisciplinaridade do Administrador e Gestor Contemporâneo são temas de palestras no CRA Sergipe

por Helena publicado 26/01/2018 14h15, última modificação 02/02/2018 12h52

A manhã desta sexta-feira, 26, foi marcada por conhecimento na área de Administração e Gestão através de palestras realizadas pelo Conselho Regional de Administração (CRA-SE) em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas. O evento, que proporcionou ao público as palestras “A Multidisciplinaridade do Administrador” e “O Gestor Contemporâneo”, apresentadas por professores da FGV, aconteceu no Auditório do CRA Sergipe e reuniu profissionais e estudantes de Administração.

 

O presidente do CRA-SE, Adm. Sidney Vasconcelos, foi o responsável por fazer a abertura do evento e aproveitou para destacar a importância do aperfeiçoamento profissional para o Administrador. “É um prazer para o CRA Sergipe trazer um conteúdo tão interessante para a nossa casa. Sabemos que essas palestras são fundamentais para despertar o interesse dos Administradores, tanto para o papel fiscalizador do conselho quanto para o aperfeiçoamento desses profissionais e futuros profissionais”, introduziu o presidente.

 

Os conselheiros Adm. Jorge Cabral (também diretor de Fiscalização) e Adm. Laura Colares assistiram às palestras no CRA Sergipe.

 

PARCERIA COM A FGV

 

O diretor da FGV em Sergipe, Vinicius Mazza, também participou do evento como forma de estreitar as relações de parceria entre a instituição de ensino e o Conselho de Administração. Em breve, um novo convênio será firmado entre as entidades e o Administrador sergipano registrado no CRA-SE terá vantagens e descontos se escolher a FGV como instituição de estudo.

 

PALESTRAS

 

A primeira palestra do dia foi “O Gestor Contemporâneo”, apresentada pelo professor PhD em Administração, Betovem Coura. O professor apresentou conselhos para o Administrador que está entrando no mercado de trabalho agora e também ao que já está consolidado como profissional. “Qualquer Administrador que está entrando agora precisa entender que ele não pode entender apenas de Administração. Ele precisa entender de tecnologia, de contabilidade e também uma coisa que eu destaco bastante, que é entender de inteligência emocional”, citou.

 

 

O profissional tem que investir em conhecer os seus sentimentos, os dos outros e poder trabalhar com isso. Hoje em dia o mercado não valoriza o que sabe fazer, mas o que entrega. Tem gente que é muito bom de conceito, mas quando passa por qualquer tipo de estresse já perde a capacidade de performar bem”, explicou o professor Betovem.

 

A Multidisciplinaridade do Administrador” foi a segunda palestra do evento. O professor Leonardo Marques, que é Mestre em Direito Empresarial e Tributário, foi o responsável pela apresentação que rendeu informações das mais diversas áreas que se relacionam com a Administração. “O mercado exige decisões rápidas, exige uma iniciativa bastante dinâmica de quem está à frente de uma empresa. E muitas vezes esse gestor é especialista em uma área específica, mas ele tem que decidir tudo da empresa em que trabalha. E não há tempo hábil para uma consulta de um especialista em outra área. Então, quando a gente fala da Multidisciplinaridade do Administrador é para que o profissional se atente a conhecer todas as áreas correlacionadas da empresa para que as situações sejam resolvidas de modo mais rápido e eficaz”, explicou.

 

 

 

[CFA] Sistema CFA/GESAE é apresentado em Sergipe

por Helena publicado 23/01/2018 10h48, última modificação 23/01/2018 10h48
O evento foi apresentado na Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso)

Trabalhando sempre em prol da eficiência da gestão,  dirigentes do CFA se reuniram na semana passada com dirigentes da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), para apresentar o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae).


A reunião foi realizada na Deso, em Aracaju, com a presença do diretor-presidente, Carlos Melo, do presidente do CFA, Wagner Siqueira, Sidney Vasconcelos, presidente do Conselho Regional de Administração de Sergipe, além de representantes do Sistema CFA/CRAs. O projeto foi apresentado pelo superintendente do CFA, Adm. Douglas Evangelista Neto, que considera o Gesae um facilitador: “o sistema acende uma luz para o gestor baseado nos indicadores. Se ele olhar e perceber que algo não está dentro da normalidade, será mais fácil encontrar uma solução”, afirmou.


A regulação da área de água e esgoto é, acima de tudo, técnica. Por isso, o Gesae, desenvolvido em parceria com a Ecotrade, empresa de consultoria focada no desenvolvimento e implantação de mecanismos de Governança Corporativa e Gestão Estratégica, trabalha com 70 indicadores.


Para Carlos Melo, diretor-presidente da Deso, o sistema é bastante relevante. “É muito bom. Acredito que terá grande utilidade para as companhias. Algumas como a nossa, já possuem ferramentas similares, mas menos complexas. Esse sistema vem a avançar e por isso firmamos parceria para que seja apresentado ao corpo gerencial da Deso. Acredito que, com o Conselho Federal de Administração entrando na causa do saneamento, teremos muitas contribuições e, assim, poderemos avançar cada vez mais em melhoria de gestão das empresas no Brasil”, disse.


O presidente do CFA explicou que os administradores têm muito a contribuir com a gestão pública nos municípios. “É uma experiência riquíssima poder apresentar pela primeira vez um programa que estamos desenvolvendo, cujo objetivo fundamental é: (apresentar) o papel, as funções e as contribuições que o profissional de Administração pode dar ao processo de melhorias e desenvolvimentos da gestão de água e esgotos”, afirmou, Wagner Siqueira.

Assessoria de Comunicação do CFA

I Reunião Plenária de 2018 acontece no CRA Sergipe

por Helena publicado 19/01/2018 10h35, última modificação 19/01/2018 10h33

A diretoria do Conselho Regional de Administração (CRA-SE) se reuniu na manhã da quinta-feira, 18, para realizar a primeira Reunião Plenária do ano de 2018. Na ocasião, foram colocados em discussão aspectos referentes ao balanço orçamentário do ano anterior, ao recém-chegado Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento e aos projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano corrente.

A reunião foi comandada pelo presidente do CRA-SE, Adm. Sidney Vasconcelos. As diretorias Financeira e de Fiscalização marcaram presença através de seus diretores, os conselheiros Adm. Carlos Eloy Filho e Adm. Jorge Cabral, respectivamente.  

A primeira reunião plenária do ano contou ainda com a participação do Vice-Presidente do CRA-SE, Adm. Flávio Henrique, a conselheira Adm. Joelina Santana e uma responsável pelo setor contábil do regional.

SIFA

O presidente Adm. Sidney Vasconcelos, que participou de todos os dias de treinamento do sistema, apresentou de modo mais prático o SIFA para os conselheiros presentes. A reunião também foi uma oportunidade para que as novas carteirinhas dos registrados no CRA-SE, agora com chip, fossem devidamente entregues aos conselheiros.

 

Resolução que criou Regionais completa 50 anos

por Helena publicado 17/01/2018 15h09, última modificação 17/01/2018 15h09
A resolução criou, na época, as dez primeiras regiões que viriam a se tornar mais tarde os Conselhos Regionais de Administração

A década de 60 marcou a história dos profissionais de administração. Em 1965, a lei nº 4.769 regulamenta a profissão. A partir daí, a área começou a ganhar visibilidade e mais relevância na sociedade brasileira.

Ainda como Conselho Federal de Técnicos de Administração, como se chamava à época, edita a Resolução Normativa nº 2, de 17 de janeiro de 1968, que cria os chamados Conselhos Regionais de Administração. No início, eles foram agrupados por regiões: “nós não estávamos em todos os estados. Eram dez regiões que incluíam conselhos que se agregavam e, ao longo dos anos, eles foram se separando”, diz o presidente do CFA, Adm. Wagner Siqueira.

Atualmente, existem 27 Conselhos Regionais de Administração espalhados pelos 26 estados, além do Distrito Federal.  Junto ao Conselho Federal de Administração, eles formam o Sistema CFA/CRAs. Cada CRA tem por finalidade fiscalizar o exercício da profissão e dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal.

Para o líder do CFA, a resolução foi um avanço fundamental histórico pela institucionalização da profissão. “Não é aqui em Brasília (CFA) que a profissão acontece, ela acontece nos Conselhos Regionais de Administração. O Conselho Federal tem o papel normativo, das regras e políticas gerais da profissão, mas o cotidiano onde estão as empresas, onde estão os profissionais está nos Regionais e com a institucionalização dos CRAs a profissão, de fato, passou a existir em todos os rincões do Brasil”, afirma.

 

Assessoria de comunicação CFA

CRA Sergipe é o décimo conselho a implantar o SIFA

por Helena publicado 16/01/2018 00h00, última modificação 08/02/2018 13h15
O Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento pretende facilitar ações do Administrador com o seu conselho

O Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento foi definitivamente implantado no Conselho Regional de Administração de Sergipe. O CRA-SE é o décimo conselho a aderir o sistema de tecnologia que promove a integração do Conselho Federal de Administração (CFA) com os CRAs. A cerimônia ocorreu no Auditório do CRA-SE na segunda semana de janeiro.

Através do SIFA, os Administradores e tecnólogos poderão solicitar serviços ao CRA-SE de qualquer lugar por meio do autoatendimento online. Para o presidente do CRA local, Adm. Sidney Vasconcelos, a implantação do sistema apresenta grande avanço para a Administração regional. “Hoje o SIFA dá essa comodidade, essa facilidade, traz a modernidade que a gente estava precisando com uma ferramenta que dá uma grande qualidade de informação. Estamos dando ao administrador sergipano o que há de mais moderno, hoje, em termos de gestão e tecnologia”, explicou o presidente.

Presidente do CRA-SE, Adm. Sidney Vasconcelos, durante lançamento do SIFA em Aracaju/SE

De acordo com o conselheiro federal do CRA-SE, Adm. Diego da Costa, a implantação do SIFA contribui fortemente para o desenvolvimento profissional em Sergipe. “Essas transformações são muito positivas e trazem o Administrador para dentro do Conselho aqui no estado”, afirma.

Quem também ficou satisfeito com a chegada do sistema em mais um CRA foi o presidente do CFA, Adm. Wagner Siqueira. “O que nós estamos trazendo para aqui é uma tecnologia de ponta, que vai garantir melhor qualidade de gestão e também uma melhor relação do Administrador com o seu Conselho”, garantiu o presidente do CFA.

Acesse o SIFA do CRA-SE através do site www.sistemacrase.com.br

OPORTUNIDADE: Hospital do Rim e empresa da área de saúde contratam estagiários de Administração

por Helena publicado 12/01/2018 10h20, última modificação 02/02/2018 10h54

Estão abertas vagas de estágio para estudantes do curso superior de Administração. Uma empresa da área de saúde e o Hospital do Rim, ambos em Aracaju, estão recebendo currículos de futuros administradores para participarem de processos seletivos. Abaixo, seguem os pré-requisitos para o preenchimento das vagas:

EMPRESA DA ÁREA DE SAÚDE CONTRATA ESTAGIÁRIOS PARA GESTÃO

Curso: Administração
Requisitos: Residente em Aracaju, a partir do 3º período.
Local: 13 de Julho (Aracaju)
Horário: 08:30 às 12:30 (4h por dia) - Segunda a Sexta-feira (20h por semana)
Valor da bolsa: R$ 600,00 (seiscentos reais)
Auxílio Transporte: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)
Ambos mensais.

Atividades: O estagiário trabalhará no controle de documentos, alimentação de planilhas, elaboração de roteiros logísticos e checagem de sistemas Ministeriais.

Prazo envio currículo: 09 de Janeiro até 20 de Fevereiro de 2018.
Quando enviar, favor enviar com foto e com histórico acadêmico.
E-mail para envio: estagio2018aracaju@outlook.com

Processo seletivo de estágio em Administração - Hospital do Rim
Requisitos:
- Cursando nível superior em Administração;
- A partir do 2º período;
- Sexo masculino;
- Entre 18 a 25 anos;
Atividades:
- Rotinas administrativas;
- Recepção de clientes/pacientes;
- Arquivamento de documentos;
Benefício:
- Bolsa auxílio: R$ 400,00
- Auxílio Transporte: R$ 100,00
Horário:
- De Segunda a Sexta das 10h30 às 16h30
Interessados enviar currículo com assunto ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO para trabalheconosco@hospitaldorimse.com.br

CRA-SE convida registrados para atualização cadastral e lança condições especiais de final de ano

por Helena publicado 21/11/2017 00h00, última modificação 09/01/2018 11h43

Atenção, Administradores e Tecnólogos! O Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) está lançando condições especiais para o final do ano corrente. Aproveitamos também para convidar todos os Administradores que possuem registro no CRA-SE para resolverem pendências relacionadas à regularização e à atualização cadastral no sistema. Os interessados têm até o dia 22 de dezembro de 2017 para resolver quaisquer pendências com o CRA-SE.

 

Para que a comunicação entre o CRA-SE e o registrado seja feita de modo eficiente, é necessário que os dados cadastrais dos mesmos estejam devidamente atualizados. E, para isso, o Administrador ou Tecnólogo deve entrar em contato com o Conselho para normalizar esses dados.

 

Condições Especiais


Foi instituída, junto ao Conselho Federal de Administração (CFA), a promoção de descontos exclusivamente sobre possíveis juros e multas dos registrados nos Conselhos de Administração.


Desde que seja respeitado o valor mínimo de cada parcela, não inferior a R$ 50 para pessoa física e R$ 150 para pessoa jurídica, foram estabelecidas as seguintes condições:

I - à vista, com 90% (noventa por cento) de desconto sobre juros e multas;
II - de 02 (duas) até 5 (cinco) parcelas fixas, com 60% (sessenta por cento) de desconto sobre juros e multas;
III - de 06 (seis) até 10 (dez) parcelas fixas, com 40% (quarenta por cento) de desconto sobre juros e multas;
VI - de 11 (onze) até 15 (quinze) parcelas fixas, com 20% (vinte por cento) de desconto sobre as multas e os juros;
Para os casos II, III e IV, a primeira parcela deverá ser paga no ato da assinatura do Termo de Conciliação de Dívida (anexo único), e as subsequentes a cada 30 dias após o pagamento da primeira.

Caso esteja com dúvidas a respeito da sua situação no CRA-SE, entre em contato através do telefone (79) 3214-2229 ou do e-mail atendimento@crase.org.br

Administradores e Tecnólogos vêm ao CRA-SE para formação e aperfeiçoamento de pregoeiros

por Helena publicado 24/11/2017 00h00, última modificação 09/01/2018 11h41

“Capacitação” é a palavra que deve estar constantemente no dia a dia do Administrador. Sabendo disso, o Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) promove em sua sede mais uma forma de aprimoramento profissional: o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Pregoeiros e Equipes de Apoio, ministrado pelo Adm. Daniel Almeida. O evento, voltado para os mais diversos profissionais, reúne Administradores e Tecnólogos que possuem registro no CRA-SE.

O conselheiro federal Adm. Diego da Costa esteve presente na abertura do evento e deu as boas vindas ao público presente. “A gente fica muito feliz em ver esse pessoal vindo ao CRA Sergipe para se capacitar. É um prazer promover esse tipo de curso aqui na nossa casa, que também é a casa de Administradores e Tecnólogos”, disse o conselheiro.

O curso, que possui dois dias de programação e uma carga horária de 20h aos participantes, tem em seu conteúdo programático Noções de Licitação, Conceitos Iniciais e Avançados de Pregão (Eletrônico e Presencial) e até uma Simulação de Pregão. O Adm. Daniel Almeida, que é especialista em Gestão Pública e Privada, pensou na programação no intuito de passar conhecimento de forma completa para os profissionais que já atuam ou desejam atuar na área de Licitações.

“Esse é um curso de formação. Então, quando a gente faz isso, a gente está habilitando os participantes para executar determinada atividade. O pregoeiro, para exercer essa atividade, precisa ser formado. E não é em curso superior, mas num curso de pregoeiro”, explicou Daniel.

A Administradora Kátia Cruz participa com frequência dos eventos realizados pelo CRA Sergipe e agradece a oportunidade. “É maravilhosa essa chance de se atualizar para quem é Administrador e até para quem não é, porque um profissional atualizado é um profissional mais valorizado”, declarou.

O participante Sérgio Filho, que é estudante de engenheira civil, também compareceu ao auditório do CRA-SE para aprimorar seus conhecimentos sobre pregão. “Eu, na área de engenharia, trabalho diretamente com isso. Eu já participo de licitação pública há uns dois anos, então para mim, é sempre bom saber mais. Sem dúvidas, é muito interessante essa integração das profissões, a Administração e a engenharia. Saber que nós também podemos participar desses cursos de formação no CRA-SE é muito legal”, explicou Sérgio Filho.

O evento segue até o próximo sábado, 25, e dá direito a certificado de participação aos presentes.

CRA-SE doa fraldas geriátricas para Asilo Rio Branco

por Helena publicado 09/01/2018 10h33, última modificação 09/01/2018 10h33
A cerimônia de doação contou com a presença de conselheiros

O Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) esteve na tarde desta segunda-feira, 27, no Asilo Rio Branco para a entrega de doação de fraldas geriátricas. O material arrecadado é proveniente de mais uma das palestras beneficentes promovidas pelo Conselho. Estiveram presentes no ato de solidariedade os conselheiros Adm. Carlos Eloy Filho, Adm. Diego da Costa (federal) e Adm. Henrique Mendonça. 

 

O conselheiro Adm. Henrique Mendonça foi o responsável pela palestra que rendeu o material arrecadado para a doação e declara imenso prazer em participar da entrega das fraldas no lar dos idosos. "É muito bom fazer palestras beneficentes. Nós ajudamos a capacitar o o Administrador e também podemos ser solidários com quem mais precisa", declarou.

 

A gestora do asilo, Adm. Jeane Santos, que possui o registro no CRA-SE, fala que as doações sempre são de grande significância. "Nós com certeza acreditamos que, do pouco se faz muito. A cada doação que recebemos, é mais um idoso que está em melhores condições de vida. Temos uma gratidão imensa pelo CRA hoje", disse a gestora.

 

Os conselheiros presentes foram concordantes no que diz respeito à gestão do lar de idosos ser feita por uma Administradora registrada no CRA-SE. "Administrar é para Administradores. Nós podemos afirmar que um lugar que lida diretamente com a vida de várias pessoas deve sim ter sua gestão feita por um Administrador. Ficamos felizes ao saber disso", falou o Adm. Diego da Costa.

 

Ajude o Asilo Rio Branco

 

O Asilo Rio Branco existe desde 1911 e já ajudou centenas de idosos na cidade de Aracaju. Atualmente, a unidade possui 29 quartos, com capacidade para acolher quase 60 idosos. Além da gestora Adm. Jeane Santos, o asilo conta com a ajuda de cuidadores, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeuta, nutricionista e médico. As doações são fundamentais para manter o local ajudando tantos idosos. 

 

Para contribuir com o Asilo Rio Branco, os interessados devem ligar para (79) 3217-6124.

Noções de Empreendedorismo no Século XXI marcam a última palestra beneficente de 2017

por Helena publicado 13/12/2017 10h35, última modificação 09/01/2018 11h44
A palestra foi realizada pelo conselheiro Adm. Vinícius Nejaim

O Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) encerrou seu ciclo de palestras beneficentes de 2017 com conteúdos fundamentais para o Administrador. Foi realizada na última segunda-feira, 11, a palestra "Competências Essenciais para o Empreendedor do Século XXI", ministrada pelo conselheiro Adm. Vinícius Nejaim. A palestra, que já havia sido elogiada na Semana do Administrador, voltou a reunir profissionais de Administração. Desta vez, o evento ocorreu no Auditório do CRA-SE e recebeu doações de materiais de higiene pessoal que serão doados a uma instituição de caridade.

 

Foram tratados na palestra diversos aspectos voltados à área comportamental do ser humano. "Dá-se muita atenção ao aspecto técnico da atividade fim dos negócios, e as vezes a gente esquece que quem toca a atividade fim são pessoas que desenvolvem comportamentos adequados ou não", explicou o Adm. Vinícius Nejaim.

 

O palestrante falou sobre os comportamentos o profissional precisa ter para que ele consiga se desenvolver e, de certa forma, empreender também. "O ser humano precisa saber quais os comportamentos deve ter para atingir resultados positivos, para que ele consiga, dentre todas as pressões que o mercado impõe cada dia mais nas organizações, lidar bem com as tarefas. E, no final de tudo, ao realizar o que precisa realizar, que ele se sinta feliz", concluiu Nejaim.

 

Representando o CRA-SE, marcaram presença os conselheiros Adm. Carlos Eloy Filho, Adm. Diego da Costa (federal) e a presidência do Conselho, através do presidente Adm. Sidney Vasconcelos e o Vice-presidente Adm. Flávio Henrique.

CRA Sergipe se prepara para receber o SIFA

por Helena publicado 02/02/2018 10h55, última modificação 02/02/2018 10h55
O SIFA promete facilitar atividades do Administrador no Conselho

O Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) está prestes a lançar o Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento, uma iniciativa do Conselho Federal de Administração (CFA) que objetiva promover a integração do Sistema CFA/CRAs por meio de ferramentas de tecnologias online. O lançamento ocorre na próxima quarta-feira, 10, às 19h, no Auditório do CRA-SE.

Estarão presentes na cerimônia membros do CRA Sergipe e do CFA,como o presidente Adm. Wagner Siqueira e o diretor de Fiscalização e Registro, Adm. Marcos Kalebbe.

O SIFA pretende integrar todos os serviços administrativos do Conselho Regional de Administração e tornar ainda mais precisa a fiscalização. Permite, ainda, que o profissional efetue vários serviços de forma simples através da internet. No CRA-SE, o SIFA já está em funcionamento. Acesse aqui.

 

O CRA Sergipe é a nona unidade a receber o SIFA. Confira os CRAs que já estão com o sistema implantado:

Mato Grosso (CRA-MT)

Maranhão (CRA-MA)

Paraíba (CRA-PB)

Rio de Janeiro (CRA-RJ)

Paraná (CRA-PR)

Ceará (CRA-CE) 

Amazonas (CRA-AM)

Distrito Federal (CRA-DF)  

CRA-SE: Administradora é a primeira a fazer o registro profissional através do Autoatendimento do SIFA

por Helena publicado 16/01/2018 10h25, última modificação 16/01/2018 10h24

A manhã desta quinta-feira, 04, foi marcada por grande evolução no Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE). Foi realizado pela primeira vez um registro profissional de um profissional de Administração através do Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento, o SIFA. Uma Administradora realizou com sucesso o procedimento e agora já é considerada uma profissional registrada no CRA-SE.

Com inauguração marcada para o dia 10 de janeiro, às 19h, o SIFA já vem sendo utilizado no Conselho de Administração em Sergipe. Foi o caso da Adm. Vanessa Andrade Santos que, se dirigiu à sede do CRA-SE para tirar dúvidas a respeito da atualização cadastral, e acabou já garantindo o seu registro profissional de forma rápida e eficaz.

“Num mesmo lugar, eu fiz o cadastro, confirmei, fiz o pagamento da minha anuidade via cartão de crédito, que facilitou muito mais já que não tem que ir ao banco enfrentar filas. Para mim foi ótimo, pois o cadastro é super fácil, as opções no sistema são bem detalhadas. Para vida dos Administradores que estão entrando hoje vai ser muito mais fácil”, explicou a Adm. Vanessa, que precisava do registro profissional com urgência a pedido do empregador.

O presidente do CRA-SE, Adm. Sídney Vasconcelos, esteve presente no momento marcante e não escondeu a satisfação. “É um avanço muito grande para o nosso Conselho. Estamos muito satisfeitos em ver que o sistema vai facilitar a vida dos Administradores e que já está funcionando muito bem em nossa unidade”, disse.

O SIFA será oficialmente lançado no auditório da sede do CRA-SE no dia 10 de janeiro, às 19h, mas já pode ser acessado através deste site.

Obrigatoriedade do eSocial em empresas é tema de palestra beneficente do CRA-SE

por Helena publicado 06/12/2017 17h45, última modificação 06/12/2017 17h43

Você sabe o que é eSocial? Pois é, muita gente ainda não sabe do que se trata e é fundamental para empregadores e empregados ficarem atentos a esse novo sistema de registro do Governo Federal. E é por isso que o Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) utilizou o tema para mais uma de suas palestras beneficentes. O evento ocorreu no auditório do Senac na última terça-feira, 14.


O conselheiro do CRA-SE Adm. Henrique Mendonça, que também é professor de Administração, foi o responsável por proferir a palestra que reuniu profissionais e estudantes das mais diversas áreas.

 
O conselheiro Henrique Mendonça fala da importância de se falar sobre o eSocial e o porquê de as empresas estarem preparadas para receber o sistema. “O eSocial é uma nova obrigação do Governo Federal, que irá unificar as informações trabalhistas no âmbito nacional. Então, toda relação de trabalho será informada em um arquivo único o qual todos os entes envolvidos tenham disponíveis essas informações”, explicou o palestrante.


“É uma nova era nas rotinas das empresas, principalmente na área de RH, de departamento pessoal, que estarão envolvidas nessa implementação e, lógico, no cumprimento de suas obrigações. O empresário precisa ter conhecimento sobre isso, porque com certeza será necessária uma mudança comportamental dentro da sua empresa. Ele precisa fazer investimentos na sua organização, no seu planejamento, para que evite inconformidade que geram multas que podem ser bastante altas”, completou o Administrador e conselheiro.


O auxiliar de departamento pessoal, Alisson Menezes, prestigiou o evento e falou sobre o assunto. “Com certeza a gente, na nossa área, precisa se atualizar sobre o eSocial. Isso vai fazer melhorar a integração das informações que a gente utiliza no nosso dia-a-dia. Uma palestra com um assunto muito atual e importante”, disse.

 
As estudantes de Administração, Andrea Rosário e Elissandra Santiago, trabalham na área de Contabilidade e também participaram do evento. “São áreas interligadas, nós realmente precisamos saber sobre essas novidades”, concordaram.

Joyce Gama, que também trabalha com departamento pessoal, fala que já está utilizando o eSocial. “Já estou utilizando, mas é sempre bom se atualizar sobre essas mudanças, para cadastrarmos as informações corretamente”, declarou.


Diretoria presente

Membros do CRA-SE compareceram ao evento. O presidente Adm. Sídney Vasconcelos, o vice-presidente Adm. Flávio Henrique e o diretor administrativo e financeiro Carlos Eloy Filho participaram da palestra beneficente que arrecadou dezenas de pacotes de fraldas geriátricas que irão à doação.



 

 

CRA-SE realiza XI Reunião Plenária

por Helena publicado 06/12/2017 17h27, última modificação 06/12/2017 17h27

A Diretoria do Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) se reuniu para a realização da XI Reunião Plenária de 2017. Temas importantes a respeito da gestão de 2017 e também planejamentos para o ano de 2018 foram discutidos na sede do CRA-SE na última terça-feira, 14.

 

No evento, foi aprovado o Balancete referente ao mês de outubro de 2017 e, aproveitando a décima primeira Reunião Plenária do ano, o presidente Adm. Sídney Vasconcelos deu uma excelente notícia foi informada aos conselheiros do CRA-SE: as contas do ano de 2016 foram aprovadas sem ressalvas. Resultado do eficiente trabalho da atual gestão do Conselho.

 

O diretor de fiscalização Adm. Jorge Cabral sugeriu a realização de um curso para pregoeiros dos campos privativos da Administração, já que se trata de uma exigência legal. O assunto será levado aos presentes no Workshop de Responsabilidade Técnica, também realizado pelo CRA-SE, para que seja definida a data do evento.

 

 

Anuidade 2018

Além dos assuntos citados, os conselheiros se reuniram para debater a respeito da cobrança da anuidade para o ano de 2018. Uma decisão vai refletir diretamente nos Administradores.

 

Serão concedidos descontos para quem pagar a anuidade do registro do CRA-SE no primeiro trimestre do ano:

 

Pagamento no mês de:

 

- Janeiro: 20% de desconto do valor à vista;

 

- Fevereiro: 10% de desconto do valor à vista;

 

- Março: sem desconto, podendo dividir o valor, respeitando a parcela mínima de R$ 50 (pessoa física) e R$ 150 (pessoa jurídica).

 

 Diretoria

 

Além do presidente do conselho Adm. Sídney Vasconcelos, participaram da reunião o vice-presidente Adm. Flávio Andrade, e os conselheiros Adm. Jorge Cabral (diretor de fiscalização), Adm. Carlos Eloy Filho, (diretor financeiro e administrativo), Adm. José Helder e Adm. Laura Colares.

CRA-SE realiza I Encontro de Responsáveis Técnicos

por Helena publicado 06/12/2017 17h25, última modificação 06/12/2017 17h25
Um principal tema debatido foi Reforma Trabalhista

O Conselho Regional de Administração de Sergipe inovou e promoveu o I Encontro de Responsáveis Técnicos. No intuito de debater assuntos diversos dentro da temática, o CRA-SE reuniu administradores e tecnólogos no último sábado, 11. O encontro teve como tema principal a Reforma Trabalhista e marcou a estreia do mais novo auditório do Conselho de Administração.

 

O encontro foi uma iniciativa do diretor de fiscalização do CRA-SE Adm. Jorge Cabral. O conselheiro falou da importância da realização de eventos como o Encontro de Responsáveis Técnicos. "Era um sonho da nossa gestão dar início a eventos como esse. Esse é apenas o primeiro encontro. Pretendemos fazê-los com frequência, debatendo os mais diversos assuntos. Essa casa pertence ao administrador. É importante que os profissionais saibam que é fundamental o registro no Conselho e que essas ações são justamente para para integrá-los ao CRA", afirmou.

 

O registrado Adm. Richard Benjamin esteve presente no I Encontro de Responsáveis Técnicos e falou sobre o que acha da iniciativa. "O CRA busca através dessas reuniões é buscar soluções para que a gente coloque em prática o que é debatido aqui", disse.

 

A tecnóloga em RH "Eu sou registrada há mais ou menos 7 anos e eu sentia muita falta de uma aproximação com o Conselho. Esses encontros e as palestras que o CRA tem promovido faz a gente se aproximar mais. Não fica aquela coisa distanta que a gente só paga e não recebe retorno", falou.

 

Em breve, será realizado o II Encontro de Responsáveis Técnicos. Logo mais serão dadas mais informações.

CRA-SE inaugura seu novo auditório

por Helena publicado 06/12/2017 17h18, última modificação 06/12/2017 17h18
O espaço leva o nome do ex-presidente Adm. Carlos Menezes Calasans Eloy Dos Santos

Na manhã da sexta-feira, 10, o Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) inaugurou seu mais novo espaço: o auditório Adm. Carlos Menezes Calasans Eloy dos Santos. O evento contou com a participação do ex-presidente homenageado, membros da diretoria da atual gestão e funcionários do conselho e convidados de demais CRAs e do Conselho Federal de Administração.

 

O espaço possui capacidade para cerca de cinquenta (50) pessoas, climatização e recursos multimídia. E, de acordo com o presidente do CRA-SE, Sídney Vasconcelos, é uma forma de aproximar ainda mais o Administrador do Conselho. "É um espaço que vai ser utilizado por aqueles que fazem parte disso aqui. Nós queremos nos aproximar, para que o Administrador saiba que aqui é a casa dele", disse.

 

O ex-presidente do CRA-SE Adm. Carlos Menezes Calasans Eloy dos Santos foi quem recebeu a homenagem para a criação do auditório. Carlos Eloy, que esteve à frente do Conselho em Sergipe entre os anos de 2005 e 2012, se emocionou com a homenagem. "Eu trabalhei muito para chegarmos onde estamos agora e me emociona muito receber essa homenagem", falou o ex-presidente.

 

 

O auditório pode ser utilizado pelos administradores para diversos eventos. Basta entrar em contato com o CRA-SE para viabilizar a reserva do espaço.

Índice de Governança Municipal é apresentado em Aracaju

por Helena publicado 11/11/2017 00h00, última modificação 06/12/2017 17h20

Na manhã da sexta-feira, 10, foi apresentado pela primeira vez o Índice CFA de Governança Municipal (IGM/CFA) em Aracaju. Através do Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE), o Conselho Federal de Administração (CFA) esteve na capital sergipana para explicar à sociedade os dados presentes no IGM em cerimônia realizada em uma audiência pública presidida pelo deputado Georgeo Passos, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.

 

 

Representando o CFA, estiveram presentes na cerimônia o Vice-Presidente, Adm. Carlos Henrique, a Vice-Diretora da Câmara de Gestão Pública (CGP), Adm. Norma Sueli, e o colaborador da CGP, Adm. Cássio de Mattos. Os representantes do CFA se juntaram ao presidente do CRA-SE, Adm. Sídney Vasconcelos, e demais conselheiros regionais.

 

 

O Vice-Presidente Adm. Carlos Henrique fala que o CFA vai muito além da função de fiscalizar, ele também contribui com a sociedade a partir do momento que desenvolve índices como o IGM. “Ele (o índice) traz uma contribuição muito importante não só para o gestor, que pode se avaliar, comparar com outros municípios e verificar o que pode ser melhorado, mas também para o cidadão, que pode usar essa ferramenta para também analisar e escolher melhor seus representantes”, explicou o Vice-Presidente.

 

 

O presidente do CRA-SE, Sídney Vasconcelos, acredita que o IGM é uma ferramenta que deve ser cada vez mais explorada. “É um momento importante para a gente tornar isso público, mostrar para a sociedade essa ferramenta dinâmica, disponível para qualquer pessoa acessar e que contém dados de muita relevância”, falou.

 

 

No ranking sergipano do IGM, a capital sergipana Aracaju encontra-se em primeiro lugar e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, Jorge Santana, e falou sobre suas impressões a respeito do índice. “Esses índices municipais são muito importantes. Eles servem para a sociedade entender a qualidade da gestão pública da sua cidade, mas serve também para que o gestor público tenha um balizador e possa fazer comparações e identificar áreas onde precise melhorar a gestão. E essa compilação que o CFA faz eu considero de grande significado”, explicou.

 

 

O presidente da audiência pública, o deputado Georgeo Passos, parabenizou o CFA. “Esse Índice é uma ferramenta de transparência, uma prestação de serviço à sociedade. Que cada vez mais tenhamos formas de auxiliar os gestores do país, ainda mais no momento em que o Brasil vive”, falou.

 

 

Fala, cidadão

 

Ana Manuelly marcou presença na audiência pública como cidadã e agradece ao CFA pela criação do IGM. “É um instrumento de controle, nós  – como sociedade – podemos não só acompanhar o que está sendo feito como também seremos legítimos em nossas cobranças.

 

Para mais informações sobre o IGM, acesse o site.

CRA-SE promove palestra beneficente sobre preparação de empresas para o eSocial

por Helena publicado 08/11/2017 00h00, última modificação 06/12/2017 17h22
O evento acontece na próxima terça-feira, 14, no auditório do Senac

A implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é o principal tema de mais uma palestra beneficente de uma série promovida pelo Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE). A palestra será apresentada pelo conselheiro do CRA-SE, o Adm. Henrique David Alves de Mendonça. O evento “eSocial e o seu Impacto nas Rotinas das Empresas. A sua empresa está preparada?”acontece no próximo dia 14 de novembro, a partir das 18h30, no auditório do Senac.

A inscrição pode ser feita através do site e a entrada no evento se dará mediante a doação de um (01) pacote de fralda geriátrica. O material arrecadado será doado para uma instituição de caridade.

O eSocial é um sistema através do qual empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo com o palestrante, é de fundamental importância que as empresas entendam como funciona o eSocial. “É um projeto do Governo Federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Muitas empresas precisarão avaliar os seus processos e exigirá também uma mudança de cultura. As informações exigidas pelo eSocial partirão de diferentes setores da empresa, o que exigirá que estejam integrados e se comuniquem com eficiência. Na palestra, serão apresentadas algumas etapas que as empresas já deverão seguir principalmente as informações de seus empregados para identificar inconsistências cadastrais”, explicou o Adm. Henrique David.

O palestrante

Facilitador nos Cursos de Rotinas Trabalhistas com e-Social, o conselheiro Adm. Henrique David é graduado em Administração de Empresas com Especializações em Consultoria de Sistema de Gestão Integrado, Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional. Consultor Empresarial.

Atualmente é Gerente Administrativo/Financeiro e Membro da Comissão de Licitação do Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região/SE. O Adm. Henrique David é também professor nos cursos de Administração e Recursos Humanos na Universidade Paulista (UNIP).

Para mais informações, entrar em contato com o CRA-SE através do telefone: (79) 3214-2229 e do e-mail assessoria@crase.org.br

CRA Sergipe marca presença no XV Fórum Internacional de Administração

por Helena publicado 27/10/2017 00h00, última modificação 29/11/2017 16h00
O evento reúne o CFA e CRAs de todo o Brasil na cidade de Gramado/RS

No presente momento, o Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) se encontra na décima quinta edição do Fórum Internacional de Administração (FIA), que acontece este ano na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Com o tema central "A Retomada do Desenvolvimento e os Novos Desafios da Administração, o FIA conta com a participação do Conselho Federal de Administração (CFA) e demais CRAs de todo o Brasil.

 

O CRA Sergipe está muito bem representado no evento, com a presença de: Adm. Sídney Vasconcelos (presidente), Adm. Flávio Andrade (vice-presidente), Adm. Jorge Cabral (conselheiro e diretor de fiscalização), Adm. Carlos Eloy Filho (conselheiro e diretor financeiro) e Diego da Costa (conselheiro federal).

 

O evento teve início no último dia 25 e segue até sábado, 28 de outubro. O CRA Sergipe, através de seus representantes, participou de debates a respeito dos cenários nacional e mundial, gestão de pessoas, gestão pública, inovação e sustentabilidade no ambiente da Administração, e como utilizar a tecnologia e os direitos humanos nos negócios.

 

Conferencistas e administradores de todo o mundo participam do evento. O presidente do CFA, Adm. Wagner Siqueira, dirigiu uma reunião com temática voltada ao fortalecimento da Administração pelo país destinada a todos os presidentes dos CRAs, o que inclui o presidente do CRA Sergipe, Adm. Sídney Vasconcelos.

Comemorações do Dia do Administrador do CRA Sergipe são destaque em boletim de notícias do CFA

por Helena publicado 26/10/2017 00h00, última modificação 29/11/2017 15h58

Celebrado em todas as unidades dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) pelo país, o Dia do Administrador (09 de setembro) também foi bastante comemorado no Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA/SE). As comemorações sergipanas foram destaque na edição de número 84 do Boletim ADM, Boletim de Notícias do sistema CFA/CRAs. Abaixo, segue a matéria na íntegra: 

 

Os 52 anos de regulamentação da profissão de administrador foi festejado pelo Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE), com a realização das Palestras Comemorativas ao Dia do Administrador, realizadas no dia 5 de setembro, no Hotel Del Mar/Aracaju, com palestras sobre o Empreendedorismo e Startups. O evento reuniu centenas de pessoas, entre estudantes, professores, representantes de entidades e administradores, que não resistiram aos desafios lançados pelos palestrantes.

 

O palestrante Vinícius Nejaim, mestre em Administração de Empresas e especialista em Estratégia e Gestão de Pessoas, consultor empresarial, e também conselheiro regional do CRA-SE, abriu a programação com o proferimento da palestra: “Competências essenciais para o Empreendedor do século XXI”.

 

Após a palestra de Najaim, foi a vez da palestra mais esperada pelo público jovem, “Empreendedorismo e Inovação de Alto Impacto: A sua única garantia de futuro”, ministrada pelo palestrante Bruno Perin, conhecido pelas suas entradas triunfais. Em Sergipe não fez diferente. Perin deslizou entre o público com seu skate e deu um show de ânimo e motivação, desafiando o público a sair da rotina e a “quebrar paradigmas”.

 

O palestrante salientou que a maior reclamação de grande parte das pessoas é não ter dinheiro para iniciar um negócio. Perin afirmou que existem alternativas de fácil acesso para empreender. Bruno aproveitou o momento para apresentar o livro de sua autoria, “Sem dinheiro - como construir uma startup com pouca grana”. O livro aborda justamente a relação financeira, como um obstáculo para as pessoas que pretendem empreender. A obra não apenas aponta os problemas, como também apresenta soluções.

 

Presença

Participaram e prestigiaram o evento o diretor regional do SENAC, Paulo do Eirado, o presidente da Acese, Marco Pinheiro, o presidente e vice-presidente do CRA-SE, Adm. Sidney Vasconcelos e Adm. Flávio Andrade, respectivamente, e os conselheiros regionais, Adm. Jorge Cabral, Adm. Carlos Eloy Filho, Adm. Laura Colares, Adm. Eurídice Xavier e o conselheiro federal, Adm. Diego da Costa. 

 

Para acessar a edição 84 do Boletim ADM na íntegra, acesse aqui.

CRA-SE é o novo representante da sociedade em Comissão de Avaliação da FANESE no MEC

por Helena publicado 23/10/2017 00h00, última modificação 23/11/2017 14h51
O presidente Sidney Vasconcelos e o conselheiro federal (SE) Diego da Costa fazem parte da comissão

 

Representantes do Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA/SE) agora fazem parte da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) como membros da sociedade civil perante o Ministério da Educação (MEC). Na manhã desta segunda-feira, 23, o presidente Adm. Sidney Vasconcelos e o conselheiro federal Adm. Diego da Costa se reuniram com representantes da instituição no intuito de prestar contas ao MEC e debater a respeito de estratégias de ensino que vêm sendo utilizadas na Fanese.

As comissões são formadas por representantes de professores, alunos, técnicos e também da sociedade civil, esta agora representada pelos integrantes do CRA/SE, o presidente Adm. Sidney Vasconcelos, como titular, e o conselheiro federal Adm. Diego da Costa, como suplente. Além do presidente e do conselheiro, estiveram presentes na reunião a coordenadora da comissão, Fernanda Gurgel, e o professor Alcides Araújo Filho, representante dos coordenadores de curso da instituição de ensino superior em questão. A reunião aconteceu na sede do CRA/SE e, de acordo com o presidente do Conselho, Sidney Vasconcelos, foi bastante produtiva e deve ser enaltecida.

“Pudemos debater um pouco sobre o funcionamento da instituição com a finalidade de melhorar a qualidade ensino, discutimos sobre planos de melhoria que podemos colocar em prática e em como isso é devolvido para a sociedade”, explicou o presidente.

A coordenadora da comissão, Fernanda Gurgel, agradeceu pelo fato de o CRA ter aceitado participar da comissão. “Sem dúvidas, é uma boa parceria. E é muito importante debatermos sobre formas de agregar o que o Conselho tem a oferecer à instituição”, disse.

O professor Alcides Araújo celebrou a parceria entre o Conselho Regional de Administração de Sergipe e a Fanese. “Nós tivemos uma impressão muito positiva hoje. O CRA pode contribuir muito com a qualidade do ensino superior, com a melhoria da qualidade dos nossos profissionais”, disse o membro da comissão. “É uma parceria que já existe, mas que precisa sempre ser aprimorada”, completou.

Para o professor Araújo, é importante que se esclareça a posição e o papel da comissão e sua contribuição na sociedade. “Convidamos o CRA porque o administrador tem uma grande ‘teia de relações’. Como representantes da sociedade civil, Sidney e Diego podem sentir as necessidades da sociedade e nós precisamos sentir essas carências para formar mais e melhores profissionais”, disse.

Nos próximos dias 06 e 07 de novembro, representantes do Ministério da Educação (MEC) estarão na cidade de Aracaju para avaliar o curso de Graduação Tecnológica em Sistemas para Internet, e pela primeira vez, o presidente Sidney e o conselheiro Diego estarão em visita presencial com o MEC.

Responsabilidade Técnica e Pregão são assuntos de worskhop promovido pelo CRA Sergipe

por Helena publicado 20/10/2017 00h00, última modificação 23/11/2017 14h46
O evento acontece no hotel Real Classic até amanhã

 

 

O Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) deu início, na manhã desta sexta-feira, 20, ao II Workshop de Responsabilidade Técnica, Pregão Eletrônico e Presencial, um evento em que serão abordados assuntos, de forma básica e avançada, como responsabilidade civil e jurídica do profissional de Administração e técnicas de pregão eletrônico e presencial. O evento conta com a participação dos renomados Abel Chaves Júnior, assessor jurídico do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), e Daniel Almeida, administrador e presidente da Consultoria e Assessoria Técnica Especializada (CATE).

Na primeira etapa do evento, as atenções foram voltadas ao tema de responsabilidade profissional do administrador. O palestrante Abel Chaves Júnior tratou das responsabilidades tributária, criminal, ética e trabalhista no ambiente da Administração.
 
“Quando o administrador administra uma sociedade, quais responsabilidades ele tem? E, quando falamos em responsabilidade, falamos também em consequência. Eventualmente, se houver afronta a alguns dispositivos do Código Civil, por exemplo, o administrador pode vir a responder com o próprio patrimônio”, fala o assessor jurídico.



Objetivos do evento

Abel alertou para o papel que o Conselho na realização de workshops.“É importante para o profissional saber sobre isso. O Conselho tem um objetivo muito claro que é orientar e fiscalizar o exercício da atividade profissional do administrador. Ao fazer esse evento, ele está promovendo o que a legislação determina”, completa o assessor jurídico.

Esteve presente como representante do CRA-SE no evento o diretor de fiscalização e conselheiro Jorge Luiz Cabral. “Fazemos eventos como esse para proteger a sociedade dos maus profissionais. É preciso lembrar disso que o Conselho tem essa função. Esses assuntos são muito pertinentes para profissionais de Administração”, explica o conselheiro.

Maria Wedja é tenóloga em Recursos Humanos e já vem para o evento pelo segundo ano consecutivo. “Ano passado eu participei, gostei bastante. Quando vi que esse ano seriam dois dias, quis vir de novo, para me aprofundar ainda mais, atualizar o conteúdo. Ainda mais que eu trabalho com relações trabalhistas e eles trouxeram também essa questão da mudança da Reforma Trabalhista. Então, é muito bom para mim”, disse.

 A tecnóloga confessa que aprecia e participa com frequência dos eventos realizados pelo CRA-SE. “Sempre tem assuntos pertinentes, eu gosto bastante. Desde a inscrição, que é feita através de doações, já mostra um papel social importante”, completa Maria Wedja.

 Pregão eletrônico e presencial

 Na segunda etapa, o presidente do CATE, Daniel Almeida, foi o responsável pela palestra sobre licitações envolvendo a prática dos pregões. “Normalmente, fica-se muito preocupado com o perfil do pregoeiro. Alguns pensam que apenas o advogado pode ser pregoeiro, quando na verdade, não existe um perfil definido. Apenas que ele seja capacitado para desempenhar essa função”, explicou o administrador.

Daniel Almeida falou ainda de como a discussão trazida pelo workshop é fundamental. “Como hoje o pregão é a modalidade mais difundida de licitação, nossa intenção é trazer um pouco da noção do pregão. Como nosso país vive uma série de situações desfavoráveis no sentido de compras públicas, é interessante a capacitação de todos, com conhecimento de como proceder uma compra”, completa.

“É um assunto que já me interessa há muito tempo”. É o que diz o tecnólogo João Bosco, ao se referir a pregões. “É preciso sempre adquirir conhecimento, ficar mais inteirado, principalmente porque sou o responsável na área de licitações da empresa e me envolvo muito com contratos”, disse o tecnólogo.

 A diretora executiva de um instituto da capital, Zilda Moura, está feliz em vir ao workshop promovido pelo CRA-SE. “São pontos muito importantes que estão sendo discutidos. Estou aprendendo coisas novas e atualizando muitos conteúdos para colocar em prática na empresa”, diz.

 O workshop está acontecendo no Hotel Real Classic e segue até o dia de sábado (21) de 8h a 16h.

Hospital do Rim de Sergipe abre processo seletivo para contratação de Administradores

por CRA publicado 31/08/2017 10h20, última modificação 23/11/2017 10h50
O Hospital é uma Instituição que atua há mais de 35 anos na sociedade sergipan.

O Hospital do Rim de Sergipe abre processo seletivo para contratação de Administradores. O Hospital é uma Instituição que atua há mais de 35 anos na sociedade sergipana, desempenhando com excelência e profissionalismo sua gestão na saúde. É referência no Nordeste em Urologia e Nefrologia, sendo considerado o mais completo da região nestas especialidades, além das outras 16 existentes. Para participar do processo seletivo é necessário:

 

Requisitos:


a) Obrigatórios:
- Ensino superior completo em Administração e Registro Profissional junto ao CRA;
- Experiência, no mínimo de 02 anos, na área de saúde-hospitalar;
- Experiência com faturas médicas;
b) Desejáveis:
- Técnica de vendas e negociação;
- Facilidade de comunicação verbal e escrita;
- Foco em resultados;
- Liderança;


Responsabilidades:


- Elaborar estratégias para atingir resultados;
- Fomentar parcerias institucionais;
- Gerenciar tomadas administrativas;
- Promover e auxiliar o desenvolvimento e capacitação técnica e comportamental dos colaboradores;
- Assegurar o atendimento com excelência;



Faixa Salarial:
Enviar proposta salarial inicial.


ATENÇÃO:


Para o preenchimento da vaga se faz necessário elaborar um Plano de Ação Estratégica que vise o aumento da carteira de clientes do hospital e pontue todos os aspectos relativos a isto. Para tal, após seleção de currículos, será permitido que os candidatos selecionados conheçam as dependências da empresa, podendo permanecer inclusive nos setores internos colhendo informações, caso precisem para elaborar melhor o Plano de Ação.



Enviar curriculum e plano de ação, para a Rua Arauá, nº 41 - Centro ou ao e-mail trabalheconosco@hospitaldorimse.com.br, aos cuidados do Sr. Nicollas Moura. Os selecionados receberão convite para a entrevista e, posteriormente, apresentação de Plano de Ação.

 

O Hospital abrirá as portas para os candidatos que desejarem conhecer as dependências da empresa, nesta sexta-feira (1° de setembro), a partir das 10h.

CRA realiza 1ª palestra beneficente programa para 2017

por CRA publicado 15/10/2015 10h45, última modificação 31/08/2017 11h47
O Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) retomou as ações, em promover palestras beneficentes, com a realização da primeira palestra do ano

 

O Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) retomou as ações, em promover palestras beneficentes, com a realização da primeira palestra do ano, "Nas entrelinhas do Empreendedorismo", ministrada pelo administrador e diretor de Fiscalização do CRA, Jorge Luiz Cabral, promovida na noite desta terça-feira, 15, no auditório do Senac Aracaju - instituição parceira do evento.

 

A ação faz parte da continuidade ao projeto lançado em 2016, quando a Gestão promoveu mensalmente, no primeiro semestre do ano, palestras beneficentes com a abordagem de vários temas da Administração, no intuito de valorizar os profissionais - palestrantes locais, além de promover a qualificação profissional na área de Administração, e exercer o papel social, com as doações de donativos para instituições filantrópicas, arrecadados durante as palestras.

 

Com um título filosófico, a palestra do administrador e mestre em Engenharia da Produção, o entusiasta em Empreendedorismo, Jorge Luiz Cabral, também especialista em Gestão Empresarial, consultor, especialista em Programação Neurolinguística e professional e self coach, inspirou estudantes e profissionais com dicas empreendedoras e informações sobre os conhecimentos adquiridos ao longo de sua experiência no empreendedorismo, bem como a partir de pesquisas científicas.

 

Para a estudante do 4° período do curso de Administração da Universidade Paulista (UNIP), Bianca Moraes, que pretende empreender, a palestra foi interessante e auxiliadora, com orientações necessárias para o engajamento empreendedor.

 

Entre as dicas apresentadas, o palestrante orientou sobre o que o empreendedor deve seguir antes de abrir um negócio. "Para abrir um negócio se faz necessário uma conexão do propósito de vida e dos sonhos com um problema real que as pessoas precisam resolver. Naturalmente isso se transforma em desafios a serem realizados, criando, portanto, as oportunidades. Uma vez identificado é necessário a criação de um plano de negócio bem estruturado", pontuou.

 

O presidente do CRA-SE, Adm. Sidney Vasconcelos aproveitou a oportunidade para divulgar as próximas palestras beneficentes, que já estão programadas para que ocorram mensalmente até o mês de dezembro. Na oportunidade o presidente agradeceu a parceria e todo o apoio do Senac, para a realização do evento.

 

Arrecadação

 

Exercendo o papel social e solidário, o CRA arrecadou mais de 250 kg de alimentos doados pelos participantes, que serão distribuídos para uma instituição filantrópica a definir.

 

Campanha do Raposão repercute na mídia

por CRA publicado 15/10/2015 10h45, última modificação 09/01/2018 10h25
A ação causou um grande impacto e repercutiu positivamente na mídia.

 

Transformar o Sistema CFA/CRAs em referência na mídia nacional e regional para todas as questões que envolvem a gestão pública e privada no Brasil é um dos compromissos da atual gestão do Conselho Federal de Administração. Para conquistar este espaço, o Conselho busca se posicionar diante de temas importantes para a sociedade. O mais recente deles foi o fim do boleto sem registro.

Para sensibilizar o público sobre a medida anunciada pela Febraban, o CFA elaborou a campanha intitulada “Raposão”. Ela foi veiculada em publicações impressas, salas de cinema, rádios e redes sociais como YouTube e Facebook. Além disso, foi realizada uma manifestação em Brasília. Um trio elétrico circulou as ruas do centro da capital e uma raposa inflável gigante foi erguida no gramado próximo ao CFA.

A ação causou um grande impacto e repercutiu positivamente na mídia. O assunto rendeu muitas inserções espontâneas em rádio, TV, sites e jornais. Até o fechamento desta matéria, o CFA contabilizou 29 notícias sobre a manifestação. Destaque para as inserções na Rádio CBN, na TV Amazon Sat, no portal G1, EBC – Agência Brasil, Diário de Pernambuco, Isto É, além da coluna Esplanada, que repercutiu em 30 jornais de 24 capitais.

É importante ressaltar que este relatório foca a campanha “Raposão” e, somado às outras ações que o CFA tem realizado, os números de inserções espontâneas na mídia são maiores.

Nesse sentido, estamos caminhando para promover a aproximação e criação de uma rede nacional de comunicação sobre Administração, interagindo com as principais referências de mídia impressa e online.

Clique aqui e confira o relatório de inserções na mídia.

Palestras comemorativas ao Dia do Administrador

por CRA publicado 15/10/2015 10h45, última modificação 09/01/2018 10h22
Evento comemorativo. clique no banner ao lado.

 

Evento comemorativo. Inscrições clique aqui.

Evento comemorativo ao Dia do Administrador 

Palestras: "Empreendedorismo e Inovação de Alto Impacto: A sua única garantia de futuro", ministrada pelo administrador Bruno Perin, um jovem considerado fomentador do empreendedorismo e da disseminação do conceito startups no Brasil.

Palestra: "Competências essenciais para o Empreendedor do século XXI", proferida pelo administrador Vinícius Nejaim, Mestre em Administração de Empresas, especialista em Estratégia e Gestão de Pessoas e consultor empresarial.

Informações pelos contatos: (79) 3214-2229 | atendimento@crase.org.br

Palestra beneficente resulta em doações para instituições carentes

por CRA publicado 15/10/2015 10h45, última modificação 31/08/2017 11h45
Orientar, disciplinar, fiscalizar e registrar os profissionais da Administração é umas das principais funções do Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE)

 

mas nesta terça-feira, 22, o CRA-SE desempenhou mais uma vez, o papel de cidadania e solidariedade, com a doação de 250 kg de alimentos não perecíveis, que foram divididos entre o Externato São Francisco de Assis e a Instituição Beneficente Emmanuel (IBEM), arrecadados durante a palestra beneficente "Nas entrelinhas do Empreendedorismo", promovido pelo CRA, em parceria com o SENEC/SE.


Ambas as instituições são entidades filantrópicas, que dão assistência às famílias carentes. O Externato atualmente atende mais de 50 crianças com idade entre três e seis anos. A diretora da instituição, irmã Maria Mabel, conta que as doações chegaram em boa hora, pois devido a crise, o Externato deixou de receber o apoio de uma empresa espanhola, que decretou falência, e com isso, acarretou em demissões de profissionais que prestavam serviços de assistência às crianças e familiares, como atendimento a psicólogo, nutricionista e atividades esportivas.


Durante a visita a diretora propôs ao CRA, que o Conselho possa participar das reuniões com os pais, para contribuir com uma palestra sobre finanças pessoais. Prontamente o presidente Adm. Sidney Vasconcelos abraçou a ideia e afirmou que os administradores, membros da Diretoria do CRA estão à disposição para orientar os pais sobre a gestão financeira familiar, de modo que possam contribuir com a melhoria e distribuição de renda das famílias assistidas pela instituição.


Na ocasião, além do CRA, o Externato São Francisco de Assis recebeu a doação de alimentos do projeto Big Bem, uma iniciativa do Curso Uni mais - preparatório para o vestibular - no momento representado pelo diretor Wilson Torres.


A irmã Mabel disse que a instituição trabalha para que os serviços antes prestados, sejam resgatados. "A gente só tem que agradecer a vocês, por esse apoio, e são pessoas assim, que fazem a diferença. A gente só tem que louvar e agradecer", agradeceu a diretora.


IBEM


A segunda instituição beneficiada com as doações, IBEM, atende crianças, jovens e idosos da comunidade do bairro Santa Maria, em Aracaju, com projetos voltados às gestantes, aos idosos - "Melhor idade", aos jovens - "De olho no futuro/Jovens do bem", e ações que beneficiam de uma forma geral toda a comunidade, a exemplo da Casa da Sopa, onde são distribuídos o café da manhã e sopas de forma livre; campanha de doação de alimentos, Creche e Escola Mãe Maria, programa de renda e artes, entre outros.


A vice-presidente, Heloisa Ballester ressaltou que a entidade foca o trabalho, a linha de atuação com projetos que envolvam a família como um todo, no resgate da família e da cidadania. "A gente sobrevive de doações. E elas chegam, como chegaram agora através de vocês. Essas crianças fazem cinco refeições por dia. As doações são sempre bem vindas e esperadas".


Palestras


A palestra "Nas entrelinhas do Empreendedorismo", realizada no dia 15 de agosto, foi ministrada pelo Adm. Jorge Cabral, diretor de Fiscalização do CRA-SE, mestre em Engenharia da Produção, especialista em Gestão Empresarial, consultor, especialista em Programação Neurolinguística e professional e self coach. Jorge disse ter sido um momento feliz, em prestar a solidariedade e em prestar contas à todos os participantes que doaram os alimentos.


Além do presidente e o diretor de Fiscalização, os conselheiros regional e federal, Adm. Carlos Eloy Filho e Adm. Diego da Costa, respectivamente, representaram o CRA-SE e todos os profissionais que contribuíram com as doações.

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